terça-feira, 30 de março de 2010

Vº Encontro das Cáritas Lusófonas

O Vº Encontro das Caritas Lusófonas realizou-se a 18 de Novembro de 2006, em Aracaju, Brasil. Infelizmente não pode contar com a presença de Timor-Leste nesta edição.

Neste encontro, para além de se recordar a caminhada efectuada desde o I Encontro, em 2000, foram ainda analisadas as declarações saídas de cada um desses encontros.

Assim, criou-se um plano operativo com o intuito de efectivar alguns dos compromissos das anteriores declarações. Surgiram então as seguintes orientações: elaboração de um plano estratégico exequível (técnica e financeiramente) a longo prazo que promova a sustentabilidade do Fórum; formação dos agentes das Caritas lusófonas para intervenção junto de comunidades excluídas; proporcionar a participação do Fórum Lusófono no V Fórum Social Mundial 2007; identificar projectos comuns dentro da rede das Caritas Lusófonas; aprofundar a troca de experiências.



Para além da criação deste plano operativo, este IV Encontro englobou ainda outros objectivos, entre os quais contamos: fortalecer e consolidar o Fórum, através da criação de uma estrutura organizativa e de coordenação e da intensificação da comunicação entre Caritas Lusófonas; incentivar a participação noutros fóruns sociais, bem como nas Assembleias Nacionais; continuar a promover a cooperação no domínio dos recursos humanos; continuação da afirmação do fórum e da utilização da língua portuguesa; manutenção de um fundo de auto-sustentabilidade do Fórum e dos mecanismos de apoio mútuos; criação do núcleo de mulheres.

Este encontro foi considerado essencial pois permitiu incutir uma nova dinâmica ao Fórum Lusófono, avançando na consolidação de metodologias de articulação entre todos os membros do Fórum Lusófono.

Links:
 - Publicação do comunicado final - Rádio Vaticano

- Notícia da Rádio Vaticano

Sem comentários: