segunda-feira, 24 de maio de 2010

VIIº Encontro das Cáritas Lusófonas

Decorreu de 26 de Abril a 02 de Maio, na Guiné-Bissau, o VIIº Encontro das Cáritas Lusófonas, subordinado à temática: “Combate à Pobreza promovendo a auto-suficiência alimentar”. Estiveram presentes as delegações das Cáritas de Angola, Brasil, Portugal, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe, e da Cáritas anfitriã, Cáritas da Guiné-Bissau. As Cáritas de Timor-Leste e de Moçambique, por questões de ordem logística, não puderam estar presentes. Este Fórum foi criado na sequência de um trabalho conjunto que as Cáritas lusófonas têm vindo a percorrer desde o ano 2000, pretendendo-se também neste encontro a promoção de um novo ânimo, bem como o delinear de novas estratégias de trabalho conjunto.



Na Sessão de Abertura, D. José Camnaté, Bispo de Bissau, acolheu esta iniciativa como a vontade firme do seu país ter um papel activo neste Fórum, abrindo caminhos de Esperança, tanto para as Cáritas Lusófonas, como para todo o contexto envolvente dos respectivos países. A este propósito, agradeceu aos delegados dos vários países o facto de se deslocarem à Guiné-Bissau num momento particularmente difícil da sua história, marcada por alguma instabilidade política e militar. Por sua vez, João Pereira, em representação do Presidente da Cáritas Portuguesa, agradeceu o acolhimento desta iniciativa por parte da Guiné-Bissau e apresentou uma resenha histórica da caminhada conjunta já trilhada pelas Cáritas Lusófonas. Por último, Maria de Lurdes Vaz, Ministra da Mulher, Família, Coesão Social e Luta Contra a Pobreza elogiou esta iniciativa salientando o papel da Igreja Católica e da Cáritas da Guiné Bissau, em prol do desenvolvimento do país, sobretudo, nas áreas da Educação e da Saúde.


Esta Sessão contou ainda com algumas comunicações oficiais, nomeadamente: Joseph Mutaboba, Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau; Franco Nulli, Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau; João Soares da Gama, Ponto focal da CPLP na Guiné-Bissau; Embaixador de Angola na Guiné-Bissau; Embaixador do Brasil na Guiné-Bissau; e o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau. De um modo geral, todos se regozijaram com esta iniciativa, desejaram que a mesma tenha muitos frutos, reforçando aquilo que une os países lusófonos e esbatendo eventuais pontos divergentes, seja históricos, políticos, económicos e sociais.


O dia 27 de Abril coincidiu com o certame anual "CARITAS - Porta Aberta", na Sede da Cáritas da Guiné-Bissau, destinado não só aos Delegados das Cáritas lusófonas, mas também à comunidade em geral, sendo marcado por uma exposição de Projectos da Cáritas da Guiné-Bissau, por uma conferência sobre a problemática subjacente ao presente Fórum e por uma partilha das principais acções das Cáritas Lusófonas presentes.


A Semana do Fórum foi ainda marcada por algumas visitas temáticas a Projectos da Cáritas da Guiné-Bissau e por reflexões conjuntas capazes de aproximar as Cáritas presentes.

 
Links:
 
- Panfleto do Encontro
- Apresentação sobre o trabalho da Cáritas da Guiné-Bissau
- Programa do Encontro
- Carta de Bissau (conclusões do Encontro)
- Discurso de D. José Câmnate, Bispo de Bissau
- Discursos de D.Pedro, Bispo de Bafatá - Jantar de Gala / Evento Porta Aberta

Sem comentários: