terça-feira, 30 de março de 2010

IVº Encontro / IIº Fórum das Cáritas Lusófonas



O terceiro Encontro das Caritas Lusófonas, 2º Fórum, ocorreu entre os dias 13 e 23 de Setembro de 2004, em Maputo, sob o tema “Construção e Conquista das Relações Democráticas e Políticas Publicas”.


O tema escolhido para este encontro vem no seguimento da reflexão em Salvador da Bahia, durante o Iº Fórum, onde se debateu o tema "Dignidade Humana e Paz", nomeadamente o papel do diálogo na construção da paz.

Havendo paz, é necessário educar os indivíduos nas condições de cidadania que lhes permitam tornarem-se em sujeitos na construção da sua própria dignidade e paz. Claro que esta construção somente poderá ser possível no âmbito de relações democráticas que valorizem a dignidade e o valor humanos. No entanto, qualquer tipo de relação democrática tendente à paz, só se pode verificar junto de indivíduos com cidadania e voz própria. E, muitas vezes, quando existe miséria ou ignorância, criam-se as condições para que os indivíduos não tenham cidadania ou voz plena. Cria-se assim um manto que leva a que os indivíduos não vejam a responsabilidade pessoal que cada um tem na construção democrática.

Portanto, para além de uma educação democrática nos valores da cidadania humana, torna-se necessária a existência de políticas públicas que criem condições para que se verifique esta democracia baseada na dignidade e tendente para a paz. É claramente neste sentido que foram aprovadas as Declarações de Fátima e de Salvador e que se realizou o Fórum em Maputo.


Assim, no final deste Fórum, foi aprovada a Declaração de Maputo na qual os outorgantes se propuseram, entre outros, a: desenvolver a formação das comunidades, à luz da Doutrina Social da Igreja, de modo a que as comunidades aprofundem o seu sentido de cidadania; incentivar, nos Seminários, a formação para a democracia e as políticas públicas; participar mais efectivamente em instâncias onde se debatam assuntos ligados à cidadania ou à construção de políticas públicas.

Links:

- Programa
- Declaração de Maputo
- Informações sobre o encontro
- Excerto do livro publicado após o encontro

Sem comentários: