terça-feira, 30 de março de 2010

IIº Encontro/Iº Fórum das Caritas Lusófonas


Entre 30 de Outubro e 7 de Novembro de 2002, em Salvador da Bahia, Brasil, ocorreu o segundo encontro das Caritas dos Países Lusófonos, sob o tema “Dignidade Humana e Paz”, contou com a presença de todos os países lusófonos. Este segundo encontro foi também a primeira edição do Fórum das Caritas Lusófonas, onde houve a possibilidade de participar no Congresso Nacional da Caritas Brasileira.





O tema escolhido pretendeu realçar a importância do diálogo na construção da paz. É que o diálogo, entre pessoas ou países, só se consegue respeitando a dignidade do outro, agindo sem prepotência ou arrogância. E sendo a paz algo que tem que ser mutuamente aceite, torna-se o respeito pela dignidade humana condição essencial para qualquer tentativa de paz. Sem o respeito pela dignidade esfumam-se as condições para o diálogo. E sem diálogo, não pode haver aceitação mútua da paz. Havendo paz, criam-se as condições necessárias para começar a esboçar uma tentativa de resolver muitos dos problemas com que a Caritas se defronta, a nível de miséria, exclusão e injustiça social. Daqui a importância do tema escolhido e do seu estudo durante o encontro.

Este encontro teve ainda outros objectivos, nomeadamente: a reflexão sobre as diferentes realidades dos países lusófonos; apresentação da realidade brasileira aos participantes e, a partir desta, facultar a troca de conhecimentos e experiências entre participantes; elaboração de um plano de articulação entre as Caritas Lusófonas; fortalecimento do Fórum Lusófono; aumento da participação das Caritas Lusófonas na Caritas Internationalis; criação procedimentos comuns de resposta a desafios comuns entre as diversas Caritas.


Durante este encontro assinou-se um documento que declarava o compromisso dos outorgantes em manter e desenvolver a colaboração entre as Caritas Lusófonas, incluindo o Fórum, na prossecução dos objectivos que haviam ficado estabelecidos anteriormente. Este documento ficou conhecido como “Declaração de Salvador” e estabeleceu que:

  • a cada dois anos deveria realizar-se um encontro das Caritas Lusófonas;
  • deveria mobilizar-se recursos para a continuação do Fórum;
  • teria que se reforçar a comunicação entre as diversas Caritas Lusófonas, através de uma página na internet;
  • deveria continuar-se a política de cooperação na valorização dos recursos humanos.
Links:

- Programa
- Declaração de Salvador
- Informações sobre o encontro
- Folheto sobre o encontro
- Revista produzida após o encontro
- Recortes de imprensa
- Notícia da Rádio Vaticano

Sem comentários: