terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Conselho Geral da Cáritas Portuguesa

Sob a presidência de Sua Exa Rev. D. José Francisco Alves, realizou-se em Castelo de Vide, de 16 a 18 de Novembro, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. Importa salientar a forma fraterna e solidária como a Caritas Docesana de Portalegre e Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo de Vide acolheram este Conselho.



O Conselho foi enriquecido com uma palestra por D. Carlos Azevedo, subordinada ao Tema “Globalizar a caridade. Construir a Paz”. Esta palestra, aberta à participação da comunidade deixou as seguintes referências:

  • A era da globalização é o fim de um ciclo. Melhor do que a globalização importa o sentido da Universalidade, não como mero conceito mas como uma atitude organizacional.

  • Na senda de uma indicação para uma ética global importa assumir uma ética de responsabilidade solidária, uma ética universalista que atenda às exigências da justiça, uma ética universalista da instituição a favor dos desfavorecidos (refundar as instituições), assumindo-se assim uma globalização eticamente fundada.

  • Construir a paz é criar condições efectivas de justiça social e de libertação dos oprimidos. O processo de construção da paz é um processo constante, sustentado numa vontade firme e em bases escoradas em processos educativos
Sob o mote, lançado pelo Presidente da Caritas, de que o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, mais do que um espaço de decisão, é um espaço de comunhão de todas as Cáritas Diocesanas, reflectindo a sua acção de agentes de evangelização no trabalho que desenvolvem, foi possível chegar ás seguintes conclusões:

  1. O trabalho deve ser organizado e tecnicamente eficaz, devendo-se, para isso, aproveitar, as novas tecnologias, que cada vez mais estão ao dispor de todos, bem como a aplicação de novas metodologias de trabalho. O Sr. D. José Alves referiu, também, as ferramentas, disponíveis na rede Cáritas, que constituem factores positivos para se atingirem as metas pretendidas no trabalho de todos. A este propósito referiu o Centro de Recursos, criado pela Cáritas Portuguesa.

  2. Deve haver uma maior consciencialização para as alterações que se verificam, constantemente, na nossa sociedade. D. José Alves afirmou que este processo significa não uma mudança mas, mais do que uma mudança, uma mutação, com carácter mais radical e mais profundo que deverá ser reflectida e compreendida por todos, para mais facilmente nos adaptarmos a ela. Acrescentou que o trabalho da Caritas deverá ter um objectivo comum, ser coordenado e ter em conta as orientações de toda a Rede, nomeadamente, Cáritas Internationalis, Cáritas Europa, Cáritas Portuguesa e Cáritas Diocesanas.

  3. No que se refere à Campanha Nacional da Cáritas, foi decidido que deverá proceder-se a uma análise mais profunda desta proposta tendo em conta os contributos do Conselho.

  4. Foram apresentadas as conclusões da Assembleia-Geral da Cáritas Internationalis, realizada em Roma, em Junho de 2007, da qual foram destacadas as seguintes quatro grandes prioridades estratégicas:
    - Intervenção em situações de emergência;
    - Desenvolvimento humano integrado;
    - Restabelecer uma paz duradoura;
    - Adaptar as estruturas, os processos e as finanças da Confederação.

  5. “Acolhe a Diversidade. Abre as portas à Igualdade” foi o lema escolhido para a Semana Nacional da Caritas de 2008. A Diocese da Guarda acolherá as celebrações desta semana.

  6. Deverá reavaliar-se a parceria com o Millennium BCP, no que se refere ao Microcrédito.

  7. Da apresentação do Centro de Recursos, do Fórum Caritas e da Intranet, ressaltou o empenho de todos em dinamizar estas ferramentas que todos consideraram como mais-valia para a promoção e dinamização da rede.

  8. Acederam iniciar a recolha de informação no âmbito do Observatório Social 7 Caritas Diocesanas que até final de 2007 indicarão as paróquias a envolver, de forma a que possa agendar-se uma reunião de informação e aprovação dos instrumentos de recolha.

  9. O Conselho contou com a participação de Juan Ambrósio que apresentou o Curso “Cuidar do Mundo” - Introdução à Doutrino Social da Igreja, tendo ás Caritas Diocesanas sido incentivadas à participação. O curso tem 7 unidades temáticas em sistema e-learning será leccionado pela Universidade Católica.

  10. Foi apresentado o ponto de situação da Campanha “Cáritas Ajuda as Vítimas do Terramoto no Peru 2007” e a Campanha “porDarfur”

  11. O programa da operação 10 milhões de estrelas de 2007 foi apresentado, tendo sido realçada a particularidade de a comissão para este ano ter conseguido um novo eixo de divulgação que envolverá a Liga Portuguesa de Futebol e ir lançar um concurso de cartazes para a campanha 2008.

  12. Foi analisada, alterada e aprovada a Ficha para o levantamento dos grupos paroquiais de acção social. Este levantamento decorrerá entre Janeiro e Junho de 2008

  13. Foi aprovada a Acta do Conselho Geral anterior.

  14. Foi aprovado Plano de Actividades para 2008 e o respectivo orçamento previsional

  15. Foi igualmente aprovado o orçamento rectificativo de 2007

  16. O Conselho Geral de Novembro de 2008 terá lugar em Aveiro

  17. O Conselho Geral expressou um voto de pesar pelas vítimas do Bangladesh.

Sem comentários: