quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Cáritas prioriza ações e elege nova diretoria para os próximos quatros anos

Na 16ª Assembléia da Cáritas Brasileira, realizada de 16 a 20/10, no município de Castanhal (PA), foram priorizadas ações e reafirmada a missão da entidade para o quadriênio 2008-2011.
Com o tema “Missão e desafios da Cáritas na Amazônia”, os 233 participantes, destes 109 homens e 124 mulheres, com representantes de 98 das 170 entidades-membro aprovaram as resoluções a partir do acúmulo de discussões realizadas em todo o país, durante o Processo de Planejamento Estratégico (PPE 2008-2012), iniciado no segundo semestre de 2006.


Foram definidas quatro prioridades para os próximos anos. A primeira prioridade será a promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável, em articulação com os movimentos sociais, na perspectiva de um projeto democrático e popular de sociedade. A segunda, a defesa e promoção de direitos e controle social de políticas públicas. A terceira, o fortalecimento da articulação da Cáritas com as Pastorais Sociais, com as CEBs e com o conjunto da Igreja. A última e quarta prioridade, a organização e fortalecimento da Rede Cáritas.
Durante a Assembléia a missão da entidade também foi reafirmada para o próximo quadriênio: “Testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social”.


Eleições - Também ocorreram eleições para nova diretoria e conselho fiscal durante a Assembléia. Dom Demétrio Valentini foi reeleito presidente da Cáritas, Anadete Gonçalves Reis (DF) eleita vice-presidente, Irmã Francisca Erbênia de Sousa (CE) como diretora secretária e Padre Evaldo Praça Ferreira (ES) como diretor tesoureiro. Para o conselho fiscal, foram eleitos os titulares: Luiz Costella (RS), Irmã Iriete Ignez Lorenzzetti (AM) e Aguinaldo Luiz de Lima (SP). Após a homologação do resultado das eleições, o diretor presidente nomeou Maria Cristina dos Anjos da Conceição como diretora-executiva nacional da Cáritas Brasileira para o quadriênio 2008-2011.


Protocolo de intenções –Dom Demétrio Valentini, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e o secretário de Integração Regional do Estado do Pará, André Farias, assinaram no dia 16/10 um protocolo de intenções no qual o governo se compromete a apoiar técnica e financeiramente as ações sociais da entidade no Estado.
Durante a Assembléia também foi lançado o novo portal eletrônico da entidade (http://www.caritasbrasileira.org/).


>> Prioridades, missão e eleitos para o novo quadriênio
>>Mensagem da 16ª Assembléia da Cáritas Brasileira
>>Cáritas e governo do Pará firmam parceria na abertura da XVI Assembléia
>>Participantes debatem o futuro da Amazônia
>> Entidade reelege Dom Demétrio para presidente

Sem comentários: