sexta-feira, 30 de abril de 2010

ONU elogia Caritas Lusófonas

A declaração foi feita pelo senhor Joseph Mutaboba, Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, em acto que marcou a abertura oficial do VIII fórum da Caritas Lusófonas em Bissau, neste dia 26 de Abirl de 2010. “Exprimo o meu elogio à Caritas da CPLP e aos países da comunidade, por esta iniciativa”.

O diplomata indicou que erradicar a pobreza e a fome é o primeiro objectivo do milénio. Por isso, “através do meu ofício coloco-me a disposição para acompanhar este evento”. Segundo a ONU, um bilhão e duzentos milhões de pessoas sobrevivem com menos do que o equivalente a US$1,00 PPC por dia – dólares medidos pela paridade do poder de compra de cada moeda nacional. Mas tal situação já começou a mudar em pelo menos 43 países, cujos povos somam 60% da população mundial.

Pelo Governo guineense, Maria de Lurdes Vaz, Ministra da Mulher, Família, Coesão Social e Luta Contra a Pobreza agradeceu a Caritas da Guine Bissau pelo esforço de trabalho junto das comunidades e pela oportunidade que o evento traz ao acontecer no seu país.

Os delegados e convidados ao evento estão todos já na Guine Bissau. Brasil, Angola, Portugal, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé partilham experiencias e desafios. Para este dia 27 está agendado o certame Caritas Porta Aberta.


por: Igreja Católica da Guiné-Bissau

Sem comentários: