segunda-feira, 19 de abril de 2010

Informações sobre Segurança Alimentar

A data do Encontro do Fórum das Cáritas Lusófonas está cada vez mais próxima. Assim, vamos disponibilizar uma série de links para sites informativos relativos ao tema do Fórum. Esperamos assim lançar alguma luz sobre o tema a ser debatido, fornecendo meios para uma recolha de informação com qualidade.


Recursos sobre Segurança Alimentar:

- Documento sobre pobreza e segurança alimentar (em português) - documento com um breve resumo sobre os conceitos de pobreza, auto-suficiência alimentar/segurança alimentar e com uma ideia sobre pobreza e segurança alimentar.


- Glossário da Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura sobre Segurança Alimentar (site em inglês) - para uma definição oficial do conceito de segurança alimentar (food security)


- FEWS NET/Rede dos Sistemas de Aviso Prévio contra a Fome (site parcialmente em português) - é uma actividade financiada pela USAID, que presta informações rigorosas sobre situações emergentes a nível de segurança alimentar e de vulnerabilidade alimentar.


- Análise de Segurança Alimentar do Programa Alimentar Mundial/WFP (site em inglês) - conjunto de recursos, utilizados pelo Programa Alimentar Mundial, na sua análise à segurança alimentar da população de um país.


- Comité para a Segurança Alimentar Mundial da Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura / FAO CFS (site em inglês/francês/espanhol) - este comité serve como Fórum, dentro das Nações Unidas, para debate e revisão de políticas que digam respeito à segurança alimentar. Aqui, pode-se ter acesso on-line aos documentos criados durante os encontros anuais, para revisão das políticas de segurança alimentar.


- ReliefWeb (site em inglês) - site sobre emergências humanitárias. Carregando-se no link tem-se acesso a uma lista de países onde se podem obter informações detalhadas sobre a situação em cada um deles, incluíndo informações sobre o estado da sua segurança alimentar.


- AlertNet (site em inglês) - site sobre emergências humanitárias. Carregando-se no link tem-se acesso a uma página com informações, notícias e links sobre a fome no mundo.

Sem comentários: